Fandom

Wiki Doctor Who

The Unquiet Dead

762 páginas
nesta wiki
Adicione uma página

The Unquiet Dead é o terceiro episódio da primeira temporada da série nova de Doctor Who. Do ponto de vista do telespectador, este foi o primeiro episódio da nova série a ser transcorrido no passado, e o primeiro a mostrar um encontro com uma figura histórica do passado da Terra. Do ponto de vista da produção, este foi o primeiro episódio televisonado a ser escrito por Mark Gatiss. Este episódio também mostrou a primeira aparição da Fenda espaço-temporal de Cardiff, que reapareceria em ainda nesta temporada em Boom Town, além de ser o foco principal das duas primeiras temporadas de Torchwood.

Apesar de passado em época de Natal, este não é um Episódio especial de Natal propriamente dito, mantendo o formato médio de 45 minutos dos episódios da série nova, mas é o mais próximo de um especial de natal que a era de Christopher Eccleston teve, já que o ator deixou a série antes do final de 2005. Para fechar o ano, o especial foi gravado por seu sucessor.

SinopseEditar

Os mortos estão perambulando pelas ruas de Cardiff em 1869 quando o Nono Doctor e Rose Tyler chegam, a tempo para o Natal. Unindo-se a Charles Dickens, a dupla encontra os Gelth, criaturas que vazaram pela Fenda de Cardiff a partir do outro lado do universo após a perda de sua morada. É claro, habitar cadáveres também é errado! Podem os dois lados se ajudar, ou essas gasosas criaturas não merecem confiança?

ReferênciasEditar

ARCO BAD WOLFEditar

  • Ao olhar dentro da mente de Rose, Gwyneth se assusta e quebra o contato quando vê "as coisas que você viu... a escuridão... o grande lobo mau!"

Notas sobre a hitóriaEditar

  • Simon Callow, que interpreta Charles Dickens, é um estudioso de Dickens, e é conhecido por já ter interpretado o autor em outras ocasiões.
  • O endereço no carro fúnebre de Sneed indica que seu serviço mortuário se localiza em Llandaff, onde se localizam os escritórios da BBC Wales. Terry Nation, o criador dos Daleks, também nasceu lá.
  • A conversa entre Dickens e o Doctor na carruagem envolve diversas piadas internas literárias.
  • De acordo com Doctor Who: The Shooting Scripts, alguns títulos provisórios para esta história foram The Crippingwell Horror e The Angels of Crippingwell.
  • Mark Gatiss afirmou que o roteiro original era mais sombrio e horripilante, mas foi aconselhado por Davies para torná-lo mais "brincalhão".
  • Doctor chama Rose de Barbarella por querer sair da TARDIS antes de trocar suas roupas para algo mais adequado a 1869.
  • Quando a atriz Eve Myles foi escalada como Gwen Cooper na série Torchwood, notou-se que seu personagem neste episódio tinha o mesmo nome. Russel T Davies inicialmente afirmou que não havia relação entre os dois personagens. No episódio final da quarta temporada, Journey's End, escrito por Davies, há um breve diálogo entre o Décimo Doctor e Rose Tyler que sugere que as características físicas de Gwyneth permaneceram como um eco na fenda temporal e eventualmente se imprimiram em Gwen. Russel T Davies explicou isso como "não familiar no sentido que conhecemos; não há ligação consanguínea. Multiplicidade genética espacial significa repetição e eco de características físicas através da fenda temporal".
  • Nos comentários da história por Mark Gatiss, originalmente haveria uma cena em que o Doctor seria confundido com o novo faxineiro de Sneed. Alguém diria "pensava que você fosse mulher", ao passo que o Doctor responderia "Não, não ainda", insinuando que Time Lords podem mudar de sexo com a regeneração.
  • O ator Harry Lloyd, que mais tarde apareceria nos episódios  Human Nature e Family of Blood é, na realidade, descendente de Charles Dickens.

Continuidade Editar

Também no Fandom

Wiki aleatória