FANDOM

Um serial é uma estória contada em uma série de partes disponibilizadas consecutivamente na qual a passagem do tempo se dá de modo contínuo dentro da narrativa. Cada uma desses episódios ou capítulos tipicamente termina com um "gancho" (dispositivo comumente conhecido como cliffhanger) para encorajar os espectadores a assistir o episódio seguinte (ou ler a publicação seguinte, no caso de um serial em mídia impressa) com o intuito de descobrir como a situação se desenrolará ou como os heróis conseguirão se livrar do perigo. O formato surgiu em jornais e revistas periódicas e posteriormente se transferiu para filmes e, mais tarde, para o rádio e a televisão.

A era clássica de Doctor Who (1963-1989) foi produzida exclusivamente em um formato serial, com cada serial tendo entre dois e catorze episódios. Cada temporada tinha entre quatro e nove serials. Com exceção da maior parte da era William Hartnell, o título de cada episódio era meramente o nome geral do serial, seguido pela numeração do episódio. Desse modo, durante a era clássica de Doctor Who, os termos "serial" e "estória" são sinônimos.

O formato serial foi, no geral, abandonado na versão da BBC Wales do programa, embora alguns serials, como Dreamland, The Infinite Quest e The End of Time tenham sido produzidos. Outras estórias de múltiplas partes têm sido produzidas, mas a equipe de produção tem se mostrado relutante em retornar a uma convenção de nomenclatura numérica. Da mesma forma, várias segundas partes de estórias não têm sido disponibilizadas imediatamente após suas primeiras partes, rompendo assim com a convenção da narrativa serial. O termo "serial" é, portanto, raramente usado para descrever qualquer produção da BBC Wales. No jargão atual, "episódio" é normalmente sinônimo de "estória", e estórias de múltiplas partes são denominadas de acordo com o número de partes, usando-se os termos em inglês "two-parters", "three-parters", etc.

Toda estória de The Sarah Jane Adventures, com exceção de Invasion of the Bane, é também um serial, cada um composta por duas partes.

Também no FANDOM

Wiki aleatória