FANDOM

Um cliffhanger (também chamado "gancho") é um dispositivo comum padrão da ficção em série. Envolve o aumento da tensão dramática no fim de um episódio a tal nível que os espectadores ficam ansiosos sobre o destino dos protagonistas. Os produtores do trabalho esperam que isso inspire os espectadores a retornar para o próximo episódio, de modo a ver como - e se - os protagonistas sobreviverão.

Cliffhangers foram incluídos no fim de quase todos os episódios da era clássica de Doctor Who. Tipicamente, os únicos episódios livres de cliffhangers eram os últimos de um serial, embora hajam períodos - como a maior parte dos anos 1960 e a temporada 19 (1982) - onde mesmo esses episódios tinham ao menos cliffhangers suaves. Um exemplo notável disso é The Firemakers, último episódio da estória An Uneartly Child, onde a leitura do detector de radiação da TARDIS constitui o primeiro cliffhanger entre dois serials de Doctor Who.

O dispositivo ainda é usado na versão da BBC Wales do show em narrativas de múltiplos episódios. Os cliffhangers também tiveram destaque no último episódio das três primeiras temporadas da era moderna de Doctor Who, servindo como ligação para o especial de natal de seus anos.

Cliffhangers são menos proeminentes nas primeiras narrativas de Torchwood, embora todo episódio de Children of Earth e Miracle Day os utilize. Já The Sarah Jane Adventures regularmente emprega esse recurso, em um estilo que ecoa diretamente o "Doctor Who clássico". As estórias de SJA sempre possuem cliffhangers entre as partes um e dois (toda estória de SJA, com exceção de Invasion of the Bane, é composta por duas partes). Cliffhangers de fim de temporada são muito menos comuns nas spin-offs de Doctor Who. Apenas os episódios finais da temporada 1 e da temporada 4 de Torchwood terminam em cliffhangers, contudo este último permanece ainda não resolvido. Estranhamente, o cliffhanger do episódio final da temporada 1 de Torchwood se resolve tanto em TV: Utopia quanto em TV: Kiss Kiss, Bang Bang, e não é estritamente necessário ter assistido Utopia para entender a resolução dada em Kiss Kiss, Bang Bang.

COMO ASSUNTO DE DOCUMENTÁRIO Editar

A qualidade de vários cliffhangers - em termos de sua eficiência em fazer os espectadores voltarem na semana seguinte - foi o assunto de um documentário curto, Now, Get Out of That, no DVD de Terror of the Vervoids.

Também no FANDOM

Wiki aleatória