FANDOM

O Códice do Milênio era um dispositivo criado por Ashley Chapel, que havia sido o braço direito de Tobias Vaughn.

Ele era um programa nefasto, criado a partir de restos de tecnologia dos Cybermen, que por sua vez levou à criação de um vírus de computador que ficou conhecido como Códice. Quando ativado, o programa distorcia realidades como se fosse mágica, em uma tentativa de obter a energia de Saraquazel, um poder etéreo senciente originário de outro universo, que estava fadado a existir após a destruição do universo atual.

O Códice estava escrito em uma língua que poucos podiam entender: Mnemônica quântica, a língua dos Grandes Anciões. O Códice era aparentemente destinado a invocar Yog-Sothoth, também conhecido como a Grande Inteligência, em Londres, embora um contra-feitiço pudesse ser usado para interromper a invocação, mandando Yog-Sothoth de volta a seu próprio universo. A Mnemônica quântica representava as leis físicas do universo de Yog-Sothoth, universo que precedeu o atual, e era capaz de reescrever a realidade em seus níveis mais fundamentais. Usar ou interferir com a mnemônica poderia acarretar efeitos colateriais imprevisíveis.

Mel Bush, enquanto viajava com o Sexto Doctor, obteve clandestinamente uma cópia do Códice de um funcionário suspeito da Ashley Chapel Logística, David Harker, que acreditava que Chapel pretendia usar o Códice em uma grande fraude de sistema. Mel se conectou à mainframe da empresa e, usando a biblioteca da TARDIS como ponto de referência, testou e depurou parcialmente o programa. Ironicamente, seus esforços para compreender o Códice resultaram na conclusão do programa e sua subsequente ativação por Chapel.

A verdadeira finalidade do Códice era a criação de uma bolha de espaço-tempo que obedecia as leis físicas do universo de Saraquazel, liberando-o e trazendo uma nova era de paz e prosperidade ao planeta através do poder de Saraquazel. No entanto, quando o Códice foi usado Anne Travers lançou o contra-feitiço, por temer a Grande Inteligência; isto resultou na fusão da física deste universo, do Pré-Universo e do Pós-Universo. (PROSA: Millennial Rites)

Também no FANDOM

Wiki aleatória