FANDOM

Anthony Ainley
Tony234.jpg
Emprego: Ator
Apelido: Tony, Ant
Mãe: Clarice Holmes
Pai: Henry Ainley

Anthony Ainley (nascido Anthony Holmes em 20 de agosto 1932-3 Maio de 2004) foi um ator, mais conhecido por seu papel semi-regular como o Master em Doctor Who, retratando sua segunda forma principal, de 1981 a final da série em 1989. Reapareceu no papel no jogo para computador em 1997, Destiny of the Doctors

BiografiaEditar

Ele nasceu em Londres, Inglaterra, em 20 de agosto de 1932, filho de Henry Ainley, e irmão de Richard Ainley.  Seus pais não eram casados, e devido a dificuldades financeiras e o completo abandono de seu pai, sua mãe o deixou no Orfanato para Atores (The Actor's Orphanage), onde viveu por toda sua infância. Seu primeiro sucesso foi na série de 1965 It's Dark Outside, no qual interpretou o detetive sargento Hunter. Ele também apareceu em Naked Evil (1966), teve um papel não creditado no filme de James Bond You Only Live Twice (1967) e interpretou Clive Hawksworth na série Spyder's Web (1972). 

Ainley interpretou Reverendo Emilius em The Pallisers (1974). O gerente de produção, John Nathan-Turner, acabou por ser responsável por Doctor Who. O desempenho de Ainley em Palliser foi tão memorável que JNT ofereceu-lhe o papel do Master, sem teste. 

Sagaz jogador de cricket (críquete) e membro da London County Cricket Club, Ainley praticou o esporte com frequência quando se aposentou na década de 1990 até sua morte, em 03 de maio de 2004. A causa de sua morte não foi liberada para o público em geral. 

Em Castrovalva ele foi creditado pelo pseudônimo Neil Toynay para evitar revelar detalhes da trama. Esta tática foi usada em várias ocasiões posteriores - em Time-Flight ele é creditado como Leon Ny Taiy, e em The King's Demons como James Stoker, um anagrama para "Master's Joke" ("Piada do Master").

Filmografia Editar

Doctor Who Editar

Como Tremas

Como Master

Links externos Editar

Anthony Ainley no IMDb

Também no FANDOM

Wiki aleatória