Fandom

Wiki Doctor Who

Aliens of London

763 páginas
nesta wiki
Adicione uma página

Aliens of London é o quarto episódio da primeira temporada da Série Nova de Doctor Who. É notável por apresentar o primeiro gancho narrativo que leva diretamente à segunda história, por ser esta uma história em duas partes. Ganchos narrativos permitiram a Davies expandir sua trama e preservar uma parte bem memorável das séries originais.

Narrativamente, o episódio introduz os Slitheen, que retornariam em Doctor Who e em The Sarah Jane Adventures . Também foi a primeira aparição de Toshiko Sato, que se tornaria personagem regular da série Torchwood , e a personagem recorrente Harriet Jones, política britânica. Além disso, também reintroduziu UNIT para a série.

SinopseEditar

Rose retorna para casa e descobre que esteve ausente por um ano inteiro, embora, para ela, tenha se passado somente alguns dias. Entretanto, antes que possa explicar sua ausência, uma espaçonave se choca com o Big Ben, causando uma catástrofe mundial. Pior ainda, o Primeiro Ministro misteriosamente desaparece... As investigações do Doctor põem-no sob os holofotes do governo britânico, já que sua longa história de defesa da Terra finalmente o alcança. Porém, há algo sinistro ocorrendo em Downing Street nº 10, e a missão da política Harriet Jones em busca de respostas a leva até um admirável mundo novo... de alienígenas. Enquanto isso, Rose encontra problemas perto de casa, pois seus erros do passado ameaçam desagregar sua família.

ReferênciasEditar

Força-Tarefa de Inteligência das Nações Unidas Editar

  • A Força-Tarefa de Inteligência das Nações Unidas, UNIT, é mencionada como sendo especialista em alienígenas. O Doctor menciona ter trabalhado com eles no passado, embora eles não o reconheçam agora

O Doctor Editar

  • O Doctor afirma ter participado em competições de bebidas com o ex-Primeiro Ministro David Lloyd George.
  • O Doctor diz ter 900 anos de idade.

Arco Bad Wolf Editar

  • Um garoto picha as palavras "BAD WOLF" na lateral da TARDIS enquanto esta se encontra estacionada em Powell Estate.

Notas sobre a história Editar

  • O título provisório desta história era Aliens of London Parte Um (World War Three seria a Parte Dois).
  • O episódio termina num gancho narrativo, o primeiro desde TV: Survival. A história continua em World War Three. O episódio também marca a primeira ocasião desde Invasion of the Dinosaurs em que a primeira parte de um arco não tem o mesmo título que o segundo (a primeira parte de Invasion of the Dinosaurs recebeu o título Invasion).
  • O pôster policial é a primeira referência na série a Powell Estate, e a notícia informa que Rose Tyler está desaparecida desde 6 de março de 2005. Rose é descrita como tendo 19 anos, 16,2m de altura, e cabelos loiros. A fotografia utilizada é uma da própria Billie Piper, e não dela interpretando Rose. Outros pôsteres artesanais são vistos na mesa de sua casa, inclusive um com o título "onde está Rose?".
  • Quando o Doctor reclama de ter levado um tapa da mãe de Rose, Rose ri e diz "você é muito gay!". Isto causou certa controvérsia entre os fãs, alguns vendo como uma manifestação anti-homossexual. Davies, que é homossexual, escreveu uma resposta afirmando que é assim que as pessoas falam normalmente, e que estava tentando provocar discussão sobre o assunto ao usar a frase.
  • Alguns fãs também desaprovaram o estilo de humor envolvendo os Slitheen sofrerem de flatulência devido à troca de gases enquanto disfarçados de humanos. Entretanto, isso deu origem a uma das falas mais citadas do Nono Doctor durante a temporada: "Você poderia não peidar enquanto estou tentando salvar o mundo?".
  • A cena em que o "alien" parecido com porco entra pela porta de metal é reminiscente de uma cena quase idêntica do filme Doctor Who de 1996, em que o recém-regenerado Oitavo Doctor atravessa a porta metálica do necrotério. 
  • A produção tinha intenção de sugerir que o Primeiro Ministro assassinado neste episódio fosse Tony Blair, e chegaram até a contratar um ator parecido com ele para atuar como o corpo morto. 
  • De acordo com Russel T Davies na Doctor Who Magazine e em um Doctor Who Confidential, a decisão de estabelecer o meme Bad Wolf na série não ocorreu até a decisão no impulso do momento de ter as palavras "bad wolf" grafitadas na TARDIS. Outras referências a Bad Wolf foram adicionadas aos roteiros da maioria dos episódios da primeira temporada, e não obstante algumas poucas inferências neste ínterim, retornou com força na temporada 4 com os episódios Turn Left e Journey's End. Com a origem do meme estabelecida, o mistério que se mantém é exatamente por que as palavras "bad wolf" foram escolhidas para serem pichadas na TARDIS em primeiro lugar (em lugar de qualquer outra frase). 
  • A chave da TARDIS tinha a aparência de uma chave comum até ganhar uma aparência mais alien durante a última temporada do Terceiro Doctor, sendo usada também durante as duas primeiras temporadas do Quarto Doctor. Esta chave apareceu pela última vez no filme de 1996. Na série nova, a chave voltou a parecer uma chave normal, exceto que começa a brilhar quando a TARDIS está chegando. 
  • O Doctor repetidamente se refere a Mickey Smith como "Ricky". Posteriormente, em TVRise of the Cybermen, é descoberto que Ricky Smith é a versão alternativa de Mickey no Mundo de Pete
  • Este é o primeiro episódio a examinar mais profundamente o impacto que a partida de uma companion com o Doctor pode casar nos que ficaram para trás. Neste caso, a família de Rose acreditava ter ela sido assassinada, e seu namorado Mickey se tornou suspeito. O impacto das viagens de uma companion com o Doctor em sua família e amigos se torna um tema recorrente ao longo da era de Russel T Davies.

Continuidade Editar

Também no Fandom

Wiki aleatória