Fandom

Wiki Doctor Who

4ª Temporada (SN)

763 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
4ª Temporada (SN)
30ª temporada desde 1963
22 episódios/14 histórias
Começando com Time Crash
Doctor-who-logo-ten.jpg
Normal S4Promos-0008.jpg
Doctor: Décimo Doctor
Companion(s): Donna, Martha, Rose, Jack, Sarah Jane Smith
Equipe
Produtores executivos: Russell T Davies
Julie Gardner
Phil Collinson
Produtor(es): Phil Collinson
Susie Liggat
Nikki Wilson
Tracie Simpson
Detalhes da temporada
Data de início: 16 de novembro de 2007
Data de término: 1 de janeiro 2010
Canal de estréia: BBC One
Duração aproximada do episódio: 45 minutos
Mais informações
DWMSE: 20, 24, 25
Guia de temporadas
Anterior
3ª Temporada
Próxima
5ª Temporada
Trailer oficial
DOCTOR WHO SEASON 401:30

DOCTOR WHO SEASON 4

Momento memorável
The two Doctors become three! - Doctor Who - BBC
Outro Momento memorável
Merry Christmas Doctor! - Doctor Who The End of Time - BBC03:06

Merry Christmas Doctor! - Doctor Who The End of Time - BBC

Você está vendo um artigo sobre a Série Nova, talvez queira este sobre a Clássica: 4ª Temporada.

O termo "quarta temporada" de Doctor Who é um que tem vários siginificados, fazendo com que uma definição aceita por todos e definitiva seja dificil de surgir. É, no entanto, considerado como a "temporada de 2008".

Do ponto de vista da produção, a temporada começou com Voyage of the Damned, continuou com Time Crash, e concluiu em The End of Time. Este ponto de vista é amplamente apoiado por Russell T Davies em suas memórias, The Writer's Tale, e pelos códigos de produção e numeração dos blocos de produção, e é a forma como esta wiki apresenta a temporada e as informações relativas a ela.

Lançamentos em Home Video subsequentes sugeriram - pelos seus próprios conteúdos - que a temporada poderia ser considerada como tendo começado com Time Crash e terminada com Journey's End. Além disso, o site oficial de Doctor Who, da BBC, desfoca a mensagem de marketing, tratando especiais de Natal como independentes de qualquer temporada. Seja qual for a perspectiva, no entanto, há um consenso universal de que a parte regular, semanal, da quarta temporada começou em 5 de abril de 2008, com a transmissão de Partners in Crime e continuou até o 5 de julho de 2008 com a transmissão de Journey's End. Foi a segunda temporada da série nova a receber uma indicação BAFTA, na categoria "Melhor Série de Drama", apesar de não vencer, como a primeira temporada tinha feito. Os quatro principais produtores - Phil Collinson, Russell T Davies, Julie Gardner e Susie Liggat - foram todos nomeados.

Esta temporada foi estrelada por David Tennant como o Décimo Doctor e Catherine Tate como sua companion, Donna Noble. Os dois (ou três, no caso de Billie Piper) episódios finais viram o retorno de Freema Agyeman (Martha Jones), John Barrowman (Jack Harkness), Elisabeth Sladen (Sarah Jane Smith) e Billie Piper (Rose Tyler) para o elenco principal, acompanhado de Noel Clarke (Mickey Smith), Camille Coduri (Jackie Tyler), Penelope Wilton (Harriet Jones), Adjoa Andoh (Francine Jones), Eve Myles (Gwen Cooper) e Gareth David-Lloyd (Ianto Jones). Kylie Minogue estrelou como Astrid Peth no especial de Natal Voyage of the Damned. Peter Davison voltou ao papel do Quinto Doctor para especial do Children in Need, Time Crash. Também aconteceu o retorno de Davros, o criador dos Daleks, não visto na televisão desde 1988, em Remembrance of the Daleks. Davros foi reformulado e interpretado por Julian Bleach.

Marcos da TemporadaEditar

A quarta temporada é caracterizada por vários marcos. É a 30ª temporada de Doctor Who, e apresenta o 750º episódio transmitido; The Stolen Earth, além do 50º episódio da série nova: Silence in the Library. Os episódios finais The Stolen Earth e Journey's End, também levaram a série a novos patamares de popularidade, marcando a maior audiência desde a era Tom Baker e de acordo com os meios de comunicação ambos os episódios marcaram índice de apreciação sem precedentes para uma série de drama roteirizado no ar.

Em termos de produção, a temporada marcou a primeira produção de um episódio de "Companion-lite", Midnight, (ao contrário dos habituais episódios "Doctor-lite", como Love and Monsters e Blink), apesar de também um episódio Doctor-lite, Turn Left, ter sido produzido. Isto foi necessário devido à necessidade de filmar vários episódios ao mesmo tempo, incluindo um 15º episódio sem precedentes, The Next Doctor, que iria ao ar como especial de Natal de 2008.

A quarta temporada marcou a última temporada completa a ser produzido por Russell T Davies, Phil Collinson e Julie Gardner. Collinson saiu após Journey's End, e Davies e Gardner anunciaram que sairiam após a produção de uma série de especiais previstas para 2009, em vez de uma temporada regular. Quando a série recomeçou sua transmissão semanal em 2010, Steven Moffat tornou-se o escritor principal e showrunner. Ela também marca a última temporada completa com David Tennant como o Décimo Doctor, ao que em outubro de 2008, ele anunciou sua intenção de deixar o papel após a produção dos especiais de 2009. Em janeiro de 2009, Matt Smith foi anunciado como seu sucessor, com Karen Gillan aparecendo como sua companheira Amy Pond.

PrêmiosEditar

ElencoEditar

RecorrenteEditar

Convidado Editar

EpisódiosEditar

ArcosEditar

Tal como acontece nas últimas três temporadas, a quarta incorpora diversos arcos de história que são resolvidos nos episódios finais. Nesta temporada os tópicos foram: evolução de Donna Noble, tentativas de Rose Tyler para voltar ao seu mundo original e ao Doutor, o desaparecimento das abelhas do planeta Terra, recorrentes referências a planetas e luas desaparecendo, e a vinda da "Escuridão", principalmente representada pelas tentativas dos Daleks e Davros de acabar com toda a realidade. Além disso, a maioria dos episódios incluem uma piada recorrente: As pessoas continuam confundindo o Doctor e Donna como um casal.

Mini-episódioEditar

Número Título Escritor Diretor Notas
- Time Crash Steven MoffatGraeme HarperRetorno do Quinto Doctor

Especial de NatalEditar

Número Título Escritor Diretor Notas
- Voyage of the DamnedRussell T DaviesJames StrongPrimeira aparição de Wilfred Mott. Dedicado a Verity Lambert.

Temporada RegularEditar

Número Título Escritor Diretor Notas
1 Partners in CrimeRussell T DaviesJames StrongRetorno de Donna Noble, Sylvia Noble e Wilfred Mott. Primeira aparição de Rose Tyler desde Doomsday.
2 The Fires of PompeiiJames MoranColin TeagueProfetização dos eventos dos três episódios finais da 4ª temporada; Primeiros papéis de Peter Capaldi e Karen Gillan na série.
3 Planet of the OodKeith TempleGraeme HarperReaparição dos Oods.
4 e 5 Helen RaynorDouglas MackinnonReintrodução dos Sontarans, retorno de Martha Jones. Segunda breve aparição de Rose Tyler.
6 The Doctor's DaughterStephen GreenhornAlice TroughtonÚnica aparição de Jenny. Martha Jones deixa a TARDIS mais uma vez.
7 The Unicorn and the WaspGareth RobertsGraeme HarperEpisódio que centrado no desaparecimento de Agatha Christie.
8 e 9 Steven MoffatEuros LynIntrodução de River Song. Subsequente morte de River Song, apesar de sua alma ter sido preservada na Biblioteca.
10 MidnightRussell T DaviesAlice Troughton Episódios Companion-lite; O papel de Catherine Tate como Donna Noble é mínimo. Terceira breve aparição de Rose Tyler.
11 Turn LeftRussell T DaviesGraeme HarperRetorno do Meme Bad Wolf e Rose Tyler. Episódio Doctor-lite.
12 e 13 Russell T DaviesGraeme HarperReintrodução de Davros. Retorno de Martha Jones, Jack Harkness, Sarah Jane Smith, Mickey Smith, e Jackie Tyler. Primeiro crossover direto com Torchwood e The Sarah Jane Adventures. Última aparição regular de Donna Noble, Sylvia Noble e Wilfred Mott. Aparição final e morte de Harriet Jones. Criação do Meta-Crisis Doctor.

Mini-episódioEditar

Número Título Escritor Diretor Notas
- Music of the Spheres Russell T DaviesEuros LynExibido durante a temporada do BBC Proms.

EspeciaisEditar

Às vezes referida como "Temporada 4B", "Especiais do David Tennant" e "Especiais de 2009", cinco episódios especiais após a temporada regular foram transmitidos no Natal de 2008, a Páscoa de 2009, novembro de 2009, Natal de 2009 e Ano Novo de 2010. Estas quatros histórias (as duas últimas transmissões eram uma única história em duas partes) foram supervisionados por Russell T Davies e Julie Gardner. Todos estrelados por David Tennant. Nestes, o Doctor estava viajando sozinho, com cada história com um companheiro diferente.

Especiais 2008-2010Editar

Número Título Escritor Diretor Número de Episódios Notas
1 The Next DoctorRussell T DaviesAndy Goddard1Retorno dos Cybermen.
2 Planet of the DeadRussell T Davies Gareth RobertsJames Strong1Reaparição da U.N.I.T.
3 The Waters of MarsRussell T Davies
Phil Ford
Graeme Harper1Dedicado a Barry Letts.
4 The End of TimeRussell T DaviesEuros Lyn2Última aparição regular do Décimo Doctor e primeira aparição do Décimo Primeiro. Reaparição do Master, do Alto Conselho de Time Lords, e vários dos companions do Décimo Doctor.

Especial AnimadoEditar

Número Título Escritor Diretor Notas
- DreamlandPhil FordGary RusselPrimeira História de Doctor Who a ser totalmente produzida em animação 3D.

Dreamland é uma história animada serializada inicialmente disponibilizada no serviço de streaming Red Button da BBC antes de ser transmitida em dezembro de 2009. Seu escritor afirmou que ela toma lugar após os acontecimentos de The Waters of Mars, mas não é oficialmente considerado como participante dos especiais.

Outras ProduçõesEditar

Também no Fandom

Wiki aleatória